Demolição da Fonte Nova

O local da maior tragédia da história do futebol brasileiro, na qual o piso do anel superior, onde fica a torcida Bamor, cedeu, em meio às comemorações da torcida pela volta a Série B do Campeonato Brasileiro. Onze pessoas despencaram de uma altura de 20 metros, seis morreram na hora e outra faleceu a caminho do HGE. O Estádio Octávio Mangabeira (Fonte Nova), vai ser demolido para que seja construída no local uma nova arena para a disputa do Mundial de 2014. De acordo com o governador Jaques Wagner o novo estádio deve custar entre 300 a 350 milhões de reais e deve ser construído em modelo de Parceria Pública Privada (PPP). “Se essa possibilidade, que é a da minha preferência, não for possível, o Estado arcará com os custos”, garante, acrescentando que o processo de licitação para a implosão será aberto em breve.

O anúncio do governo não dissipou as acusações que a oposição passou a disparar contra a administração. “Quando deixamos o governo, no fim do ano passado, o estádio estava com limitação de capacidade para 25 mil pessoas e disponibilizamos ao governo atual, durante a transição, um estudo no qual apontávamos as reformas necessárias, que custariam cerca de R$ 3 milhões”, afirma o deputado estadual e líder da oposição Gildásio Penedo. “Em vez disso, o governo fez uma reforma de fachada, ao custo de R$ 49.516,06, e anunciou, com festa, que estava reabrindo a Fonte Nova para sua capacidade total, de 60 mil pessoas. É lamentável.” 

O anúncio também não agradou a alguns torcedores tricolores, “A fonte nova é o templo do futebol baiano. Acho que não deve ser tão simples pensar em destruir o palco de longos anos, de grandes jogos, grande vitoria e derrotas, principalmente para torcida do Bahia. Se dependesse de mim a melhor solução seria demolir o anel superior do estádio, que estar caindo aos pedaços há tempo. afirma o estudante Flávio do Rosário. “Posteriormente, os responsáveis deverão manter a fonte como se manda o estatuto do torcedor, e cedendo o espaço para alguns jogos, mas com pouca torcida. “Mas também a construção de um novo estádio, com capacidade adequada para os tricolores seria um grande sonho realizado”, desabafa Flávio.

Deixe um comentário